Sociedade 5.0

Análise de dados do Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas são coisas que a gente já vê todo dia. Algumas delas são visíveis, como os aparelhos que a gente usa, outras ficam escondidas nos programas das empresas de tecnologia, streaming e comércio eletrônico. A gente vive numa época em que a informação é mais importante que as coisas físicas. Tudo isso começou nos anos 1990, quando a internet ficou popular. Eu lembro de usar um navegador com interface gráfica em 1995, quando ainda não existiam smartphones, há quase 30 anos! Depois, em 2003, usei um Pocket PC da HP com Windows Mobile – a Apple só lançou o primeiro iPhone em 2007. E nem lembrava mais, mas foi em 2015 que assinei o Netflix. O smartphone mudou tudo, junto com todos os aplicativos de mídias sociais, mensagens e compras online. Isso criou uma revolução, a revolução digital. Hoje em dia, tudo o que a gente faz gera dados digitais, no trabalho, nas compras e no lazer. Muitas outras inovações foram criadas nestas décadas, empresas novas surgiram e desapareceram nesses anos. Agora, a onda é a inteligência artificial, que vai causar um impacto tão grande quanto a internet e o smartphone. A evolução da computação já nos permite estar num mundo virtual igual ao real. A gente consegue simular um mundo virtual onde praticamente tudo pode ser feito como no mundo real e decisões do mundo real podem ser simuladas no mundo virtual.

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a inteligência artificial (IA) são áreas em constante evolução e que têm trazido grandes transformações para o mundo em que vivemos. Nos próximos 30 anos, é certo que essas tecnologias continuem avançando e mudando a maneira como nos relacionamos com o mundo. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, tem o potencial de transformar completamente a maneira como interagimos com objetos cotidianos, permitindo que sejam conectados e controlados remotamente. Isso pode ter um grande impacto em áreas como transporte, saúde e agricultura, melhorando a eficiência e reduzindo os custos. A inteligência artificial já é utilizada para resolver problemas em muitas áreas como saúde e segurança.

No entanto, apesar dos benefícios que as TIC e a IA podem trazer, é importante lembrar que essas tecnologias também apresentam desafios e riscos significativos. Um desses desafios é o impacto que essas tecnologias têm na sociedade e nos problemas sociais que enfrentamos atualmente. Teremos com certeza uma grande mudança no perfil dos trabalhos que serão desempenhados por humanos. As questões relacionadas à vigilância em massa, ameaçando a privacidade e ao uso de dados das pessoas e os dados gerados pelas pessoas no dia a dia são questões ainda em discussão e ainda não temos uma ideia de como estarão daqui 30 anos.  A popularização da inteligência artificial que começou agora em 2023 com o ChatGPT é outra incógnita mesmo no futuro próximo.

Por isso, é importante que as TIC e a IA sejam desenvolvidas de forma ética e responsável, com o objetivo de beneficiar toda a sociedade, e não apenas alguns setores ou grupos privilegiados. É necessário que sociedade, cientistas, governos e empresas de tecnologia comecem a pensar em um novo arranjo para o uso das tecnologias atuais e futuras para que sejam usadas para o bem comum, para a qualidade de vida de todos e para resolver os problemas sociais que ainda enfrentamos, mesmo após mais de 150 anos do início da terceira revolução industrial (1850-70).

Em 22 de janeiro de 2016, o Governo do Japão lançou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. O plano propõe a ideia de “Sociedade 5.0”, uma visão de uma sociedade futura guiada pela inovação científica e tecnológica. A intenção por trás desse conceito é descrita como:

“Através de uma iniciativa que combina o espaço físico (mundo real) e o ciberespaço, aproveitando ao máximo as TIC, estamos propondo uma forma ideal de nossa futura sociedade: uma ‘sociedade superinteligente’ que vai trazer riqueza para o povo. A série de iniciativas voltadas para a realização desse ideal de sociedade agora está sendo aprofundada e intensamente promovida como ‘Sociedade 5.0’.” (Hitachi-UTokyo Laboratory(H-UTokyo Lab.). Sociedade 5.0 (pág. 11). Springer Nature Singapura. Edição do Kindle.)

Participe da nossa Live para discutir a Sociedade 5.0
https://youtu.be/kLpsl5gd0ns

Deixe um comentário